Páginas

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

descoberta da descoberta

Imagine-se sendo a mãe de uma criança que não está agindo normalmente e ser informado pelo seu médico que seu filho tem autismo , e em busca de outras opiniões você se depara com vários diagnósticos diferentes mais em todos lhe informam que não há nenhuma causa conhecida, e não há nenhum tratamento conhecido, exceto, talvez, algumas terapias comportamentais. É exatamente nesse dilema que eu venho vivendo... Meu filho hoje tem 3 anos e 3 meses ele não se comunica verbalmente ( mais tem seu próprio linguajar que não entendemos nada mais agi como se estivesse de fato numa conversa de igual pra igual) , em algum momentos desconexão e comportamentos repetitivos ( bater de pé no chão todo o tempo, agitar as mãos, ficar vesgo, abrir a geladeira todo o tempo que a vê fechada...) , agressividade, intolerância a palavra Não ( o que ele quer tem que ser hora e do jeito que ele estabelece) , alinha enlatados etc... Até onde venho lendo são alguns sintomas de autismo.

Enquanto não temos todas as respostas, e mais pesquisas são necessárias para identificar e validar as causas e tratamento do autismo, há novos sinais de esperança. Um estudo recém-publicado noThe Journal of American Medical Association por pesquisadores da Universidade da Califórnia em Davis chamado " disfunção mitocondrial em Autismo ", descobriu uma grave e profunda subjacentes biológicas do autismo - um prejuízo adquirido da capacidade de produzir energia nas células, os danos à mitocôndria (as fábricas de energia em suas células), e um aumento do estresse oxidativo (a mesma reação química que faz com que os carros à ferrugem, as maçãs que ficam marrons de gordura, para se tornar rançoso e pele para rugas). Estes distúrbios no metabolismo energético não eram devidas a mutações genéticas, o que é visto freqüentemente em problemas da mitocôndria, mas uma condição das crianças estudadas adquirida no útero ou após o nascimento.
Mesmo diante das novas esperanças fico eu como uma boba e sendo orientada a procurar também ajuda medica (psicólogo) mais na verdade é apenas minha ansiedade que grita dentro de mim por uma simples resposta rápida e lógica. Hoje não consigo mais ver meu filho de maneira diferente aceito e entendo suas dificuldades e mesmo tentando entender melhor o seu mundo me perco com sua liberdade e me limito em muitos momentos e me questionar mais do que eu questiono.
Quando digo que aceito não quero dizer que ele não tem todo um acompanhamento médicos e terapeutas, digo que aceito por que vejo suas diferenças e não me lamento ou questiono nem a medicina muito menos a Deus...


Mais confesso que não é fácil ver meu filho acordar (como fez hoje) as 5:30 da manha gritando, chorando e sentado batendo a cabeça na parede sem dizer o que esta acontecendo, nem o que o incomodou, nem o por que está fazendo aquilo, como eu posso ajudar em fim... me resta conter minha frustração e tristeza e tentar entendê-lo e acalmá-lo fazendo o que a mim é possível oferecer chocolate quente, depois água, depois beijo, colo, e por fim deitá-lo e me sentar junto dele intercalando entre um cafuné e uma bela massagem nos pés enquanto canto baixinho.
Não que seja tudo um diagnostico por que o único diagnostico ao certo que tenho é que ele é meu filho e eu o amo incondicionalmente, mais um diagnostico médico logo (sem tantos contratempo) pudesse fazer alguma diferença em seu aprendizado.
É bem difícil em alguns momentos e nos outros não é fácil (risos kkkk) , mais não é difícil o bastante que me faça desistir ou expor ele a ironias e comparações... os questionamentos irão existir e sua missão vai prosseguir e a minha é aprender com ele cada dia que o amor e em seus pequenos gestos são grandes analgésicos acreditem.

Beijos no coração de todos vocês

Nenhum comentário:

Postar um comentário